O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, o Diretor do Núcleo de Mercados, Ricardo Santin, e o Gerente de Relações com o Mercado, Adriano Zerbini, entregarão nesta quinta-feira (12/08) ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), um pedido de painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia (UE).
O documento será entregue ao diretor do Departamento Econômico do MRE, Carlos Márcio Cozendey, às 15h, no Palácio do Itamaraty.
Também participam do encontro o diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar, e a advogada Cláudia Marques, da Veirano Advogados.
O objetivo é questionar junto ao órgão internacional de comércio a validade da nova legislação implantada pela UE com relação à carne fresca e suas preparações. As novas regras foram aprovadas em setembro de 2009 e passaram a vigorar a partir de maio deste ano. O receio do setor avícola é que a nova determinação afete as exportações de frangos para o bloco europeu.
“Este documento que entregaremos ao MRE conta com um estudo técnico que comprova que as novas regras que podem violar acordos comerciais no âmbito da OMC, que privilegiam o uso de carne de frango produzida em continente europeu sobre o produto avícola de outros países, como o Brasil, principal fornecedor do bloco”, explica Turra.
Segundo Turra, todo o volume embarcado para a UE sai dos portos brasileiros congelado. O mesmo não acontece com a maior parte da produção de frangos produzida e comercializada no próprio bloco.
“A agroindústria brasileira realizou fortes investimentos para atender às exigências dos clientes europeus, e agora se vê prejudicada em meio a este processo”, destaca o presidente da Ubabef.
No mesmo dia, na parte da manhã, o Presidente Executivo da Ubabef participa de encontro com o Secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, e o Secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, além de membros da equipe do MRE e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para debater a abertura de novos mercados para o setor avícola brasileiro.