Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Mapa institui nova norma sobre teor de água no frango

Ministério alterou os parâmetros para avaliação do teor total de água contida em cortes específicos de frango, congelados e resfriados.

Nesta semana, a Secretária de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 12, de 26 de julho de 2010, que estabelece os parâmetros para avaliação do teor total de água contida em cortes específicos de frango, congelados e resfriados.

A nova norma, de acordo com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), em nada altera os parâmetros originalmente estabelecidos na IN nº 9,de 4 de maio de 2010. “A IN não altera o teor de água contida, apenas estabelece os parâmetros para avaliação do Teor Total de Água Contida nos Cortes de Aves resfriados e congelados”, afirma a entidade. “A única diferença entre a IN 12 e a IN 9 refere-se à aplicação da Instrução Normativa, que antes era voltada para  Cortes de Aves – Frango, Galinha, Galeto –  e agora restringe-se aos Cortes de Frangos. Essa mudança veio para corrigir uma falha da IN9, uma vez que a metodologia com base na relação umidade proteína foi feita com base nos estudos de cortes de frangos apenas”.

Segundo a Ubabef, é importante para a avicultura nacional que os parâmetros de avaliação do teor de água nos produtos sejam claros e definidos apropriadamente para cada classe de produto. Desta forma, podem se evitar equívocos por parte das empresas e dos órgãos fiscalizadores.

Visualize a Instrução Normativa nº 12, clique aqui.