Após alguns meses embargados, os Estados Unidos voltarão a exportar frango para a Rússia. A Pilgrim’s Pride Corporation, controlada pelo grupo brasileiro JBS, recebeu uma aprovação formal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para exportar produtos avícolas para o mercado russo, de acordo com um comunicado à imprensa. As unidades habilitadas ficam em Boaz e Russellville, no Alabama, e outra em Dallas, Texas.
Autoridades russas assinaram o acordo formal com representantes americanos no início do mês. O documento mostrou os novos requisitos para processamento de aves domésticas exportadas à Rússia. No início do ano, os EUA foram embargados devido ao uso de água com cloro no processamento da carne de frango. A partir de agora, o cloro poderá ser substituído por cloreto de cetilpiridínio, ácido peracético ou peróxido de hidrogênio.
O Serviço de Segurança Alimentar e Inspeção (FSIS, na sigla em Inglês), órgão do USDA, enviou para a Rússia uma lista dos frigoríficos habilitados para iniciar a venda de frango para este mercado.
“Estamos contentes que o novo acordo está em vigor e estamos ansiosos para retomar embarques de exportação para a Rússia o mais rapidamente possível”, disse Don Jackson, presidente da Pilgrim’s Pride e chefe executivo. “A Rússia é um importante mercado para a exportação de frango dos Estados Unidos e a reabertura das fronteiras será um impacto positivo bastante significativo para nossa empresa e para a indústria dos EUA”. As informações são do site internacional Watt Poultry.