Para apresentar de forma simples e objetiva os cuidados a serem adotados para a prevenção das influenzas aviária, suína e eqüina, a Epagri em Urupema promoveu 15 reuniões em pontos das comunidades onde houvesse facilidade de encontro de vizinhos. A extensionista rural da Epagri de Urupema, pedagoga Lilian Sbecker Rodrigues, em um trabalho em conjunto com as agentes de saúde e a veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Beatriz Vieira Paes, promoveu 15 reuniões entre vizinhos próximos nas comunidades do interior do município de Urupema, onde foram abordadas as recomendações para manejo dos animais e cuidados gerais de saneamento e higiene dos ambientes.
Foram 102 pessoas atendidas. “Este número pode ser duplicado, pois cada um dos presentes repassa a informação para pelo menos outro que não estava presente”, informa Lilian.
Conforme declaração do agricultor Paulo Cavalheiro, anfitrião do encontro na comunidade do Tanque, as reuniões feitas entre vizinhos facilitam a participação e a integração da comunidade, pois entre brincadeiras e conversa séria todos perguntam e expõem suas dúvidas e experiências.
Embora Urupema não seja um município que se destaca pela criação comercial de aves ou suínos em granjas, é importante o trabalho de prevenção já que vários municípios do Sul do Brasil têm realizado o trabalho de prevenção das influenzas por serem rotas de aves migratórias que procuram nas matas de araucária alimento durante o inverno.
Visualize a cartilha aqui.