Redação (02/03/2009)- Nos últimos quatro anos, a implantação de aviários de galinhas poedeiras em Salto do Lontra está estimulando os negócios nos setores agrícola e comercial, gerando empregos e proporcionando o aumento na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As galinhas poedeiras produzem ovos galados, para produção de pintinhos que são levados ao incubatório da Sadia de Dois Vizinhos e entregues aos avicultores integrados para a produção de frangos. Em Salto do Lontra estão instalados 70 aviários com uma média de 12 mil galinhas e dois mil galos, cada, e a produção diária em Salto do Lontra chega a 550 mil ovos, em média.
Luiz Carlos Gotardi, prefeito de Salto do Lontra, destaca que a expansão do setor avícola tem garantido um aumento nos repasses do fundão do ICMS para o município e empregos nestes núcleos de galinhas poedeiras. Investidores de Salto do Lontra e Dois Vizinhos construíram aviários no interior e contrataram funcionários para o serviço diário. Cada núcleo de quatro aviários emprega de 12 a 14 pessoas.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Ildo Manfrói, destaca que para o comércio a implantação de novos aviários foi positiva porque está movimentando as empresas e gerando empregos. Mas a preocupação dele é com a possibilidade de a crise econômica mundial afetar a avicultura.
70 aviários produzem ovos galados para Sadia
Expansão do setor avícola tem garantido um aumento nos repasses do fundão do ICMS para Salto do Lontra (PR).