Redação (04/03/2009) – A colheita da safra 08/09 de soja avançou 17 pontos percentuais na semana passada em Mato Grosso. Com este ritmo, os trabalhos no campo, que têm sido realizados até mesmo à noite, passaram de 29% para 46% da área plantada nesta safra, que ocupa pouco mais de 5,6 milhões de hectares, volume 0,6% abaixo do registrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ciclo anterior.
A região mais adiantada é o norte do Estado. Dos 2,43 milhões de hectares semeados, 62% já foram colhidos. No oeste, o clima favorável permitiu avanço de 13 pontos em relação aos 29% da semana anterior. No leste, 20% das áreas semeadas com soja já foram retiradas das lavouras e, no sul, o percentual chega a 32%. As médias de produtividade variam de 50 a 55 sacas por hectare.
A colheita da safra de soja chegou a 21% da área plantada (21,69 milhões de hectares) no Brasil, segundo o levantamento semanal da Agência Rural Commodities Agrícola (AgRural), divulgado na última segunda-feira. O avanço em relação à semana passada foi de oito pontos percentuais. Apesar de apresentar um ritmo relativamente lento, o índice de colheita deste ano está bem à frente do registrado nessa mesma época do ano passado, quando 11% da área havia sido colhida.
No Paraná, a colheita alcançou 21% da área plantada. As regiões mais adiantadas estão no oeste, mais precisamente em Toledo e Cascavel. Os trabalhos no norte do Estado ainda são tímidos, mas a partir da próxima semana a operação de colheita deve se intensificar. No mesmo período do ano anterior, o estado tinha apenas 6% da área colhida.
Os produtores goianos já colheram 30% da área estimada em 2,24 milhões de hectares. A região de Rio Verde, Mineiros e Jataí puxam os trabalhos. No mesmo período de 2008, o Estado tinha 18% da área colhida.
Nas lavouras sul-mato-grossenses, a colheita alcança 12%, contra 6% no mesmo período do ano passado. As regiões de Dourados e Caarapó são as mais adiantadas. As médias de produtividade variam de entre 40 a 45 sacas por hectare.