Redação (13/03/2009) – No Reino Unido, a maioria das pessoas que compra ovos em supermercados ou lojas do setor alimentício procura escolher o maior tipo possível, a fim de conseguir alguma vantagem sobre o dinheiro gasto.
O crescimento da procura por esses produtos levou os gerentes a oferecerem uma gratificação para que as fazendas abasteçam seus estabelecimentos. O que eles não sabem é que os produtores acabam levando as poedeiras a sentirem dor e estresse para produzir ovos do tipo grande. Os peritos em saúde animal afirmam que a solução é simples e rápida, é preciso que o consumidor compre ovos menores.
Essa é a atitude que os produtores de ovos precisam tomar, mecanismos básicos da economia de mercado, afirma a Softpedia. Quanto menor a produção de ovos grandes, menor a procura, e menos as poedeiras estarão sujeitas a dor e sofrimento apenas para satisfazer as pessoas que não querem comer ou comprar ovos menores. Os ovos médios fornecidos pelos produtores têm o gosto melhor do que os maiores.
Tom Vesey, presidente da Associação dos Produtores da Inglaterra, que possui cerca de 16.000 galinhas em sua propriedade explica que "pode ser doloroso para a poedeiras" produzir ovos maiores. "Elas sofrem com estresse. As pessoas deveriam consumir mais ovos pequenos. Sempre que vou para outros continentes as pessoas utilizam ovos médios. Parece que aqui, as donas de casa são devotas aos ovos maiores", afirmou para o jornal The Times.
"Não existe um estudo sobre a dor sentida pelas poedeiras, mas é fácil de imaginar se compararmos o tamanho das aves e os ovos que elas produzem. Já foram encontradas manchas de sangue nos locais de postura. É uma decisão pessoal, eu nunca compraria ovos tipo jumbo", acrescenta Christine Nicol, da professora da Universidade de Bristol.
"Forçando as galinhas poedeiras à alta produtividade, quanto maiores forem seus ovos, podem causar uma série de problemas como a osteoporose, quebra de ossos e prolapso. Nós precisamos da raça, alimentar bem as poedeiras para que elas produzam ovos sem por em risco a saúde". completa Phil Brooke, especialista em Saúde Animal.
Os gerentes dos supermercados também deveriam considerar que os ovos médios correm menos risco de quebrar, pois a casca é mais espessa. Diferente dos ovos grande, que possuem a casca fina e quebram facilmente, independente das precauções tomadas no transporte.