No fim da audiência pública realizada no dia 20 em Nova Andradina, o presidente da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, disse que o Frigorífico Independência vai começar a recontratar todos os 1.300 funcionário demitidos no último dia 25.
Longen disse que recebeu a confirmação da recontratação do diretamente do vice-presidente do Grupo Independência, Miguel Russo. Conforme ele, ainda nesta quarta-feira (22/04) o frigorífico vai retomar suas atividades plenamente em Nova Andradina.
A reativação da unidade era articulada desde o início do mês pelo governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) e por Longen.
A decisão foi tomada depois que Russo foi informado de que pecuaristas e trabalhadores aprovaram a proposta de retomada do funcionamento do frigorífico mediante o pagamento à vista dos bois, diz a Fiems.
Longen disse que a reativação do frigorífico é necessária para que o Grupo Independência possa receber os R$ 240 milhões de crédito com a União referente ao ressarcimento da Lei Kandir e assim honrar dívida com os pecuaristas do Estado que chega a R$ 46 milhões.
Conforme a secretária Tereza Cristina (Produção), presente na audiência pública no município hoje, a desativação da unidade de Nova Andradina provocou reflexos negativos nas exportações de Mato Grosso do Sul e também na geração de empregos, sendo importante o retorno do frigorífico para amenizar os efeitos provocados na economia estadual.