O trabalho científico “Sequenciamento parcial do DNA de bacteriófagos com potencial terapêutico sobre Salmonella Enteritidis em aves”, da pesquisadora Clarissa Silveira Luiz Vaz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), foi o vencedor do Prêmio Avícola “Professor José Maria Lamas da Silva” 2009 na área de Sanidade.
O prêmio foi divulgado durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura e 27ª Conferência FACTA, que ocorreu em Porto Alegre (RS), de 25 a 28 de maio. Estavam inscritos 65 trabalhos científicos.
O objetivo do trabalho da pesquisadora foi o de obter a caracterização molecular de bacteriófagos líticos (BL) em aves através do sequenciamento parcial de regiões aleatórias de seu DNA. De acordo com a pesquisadora, o uso de BL pode ser viável para o controle biológico de Salmonella em frangos de corte, que hoje é uma das principais preocupações da avicultura.
Prêmio Lamas – É o mais tradicional Prêmio de Pesquisa Científica da avicultura brasileira. No início era conhecido como “Prêmio APINCO” e desde 1994 leva o nome de um profissional que durante sua existência muito contribuiu para a avicultura brasileira.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Suínos e Aves