A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) visando à maior participação dos associados e cooperados nas ações das entidades ao trabalhar pela suas missões, criam comitês para as boas práticas de governança em cooperativas.
Os comitês serão grupos de cooperados que reunirão em prazos previamente definidos para tratar de questões relevantes ao bom funcionamento das entidades. A princípio, serão propostos comitês: técnico, financeiro, estratégico e comercial.
A sugestão da estrutura de cada comitê é que o mesmo seja composto por 3 (três) suinocultores. Estes não poderão fazer parte de mais de um comitê para estimular um número maior de participantes e democratizar cada vez mais as ações institucionais a serem planejadas junto à Diretoria e Gerência da Assuvap/Coosuiponte.
Os associados e cooperados interessados deverão encaminhar a ficha de adesão, com a opção de comitê pelo qual se interessa, à Assuvap/Coosuiponte, até o dia 20 de junho. Posteriormente serão formados os comitês e iniciados os trabalhos.
“Achei a proposta de criação dos comitês excelente, uma vez que as entidades, ASSUVAP e COOSUIPONTE, ficam mais democráticas, dando oportunidade aos associados e cooperados que não fazem parte da administração, de participarem nos processos das mesmas”, afirma Fernando Martins, Presidente da Coosuiponte.
“O objetivo principal de criar os comitês de trabalho é oferecer um espaço para aproximação dos associados e cooperados, um canal para que suas dúvidas, sugestões, críticas e anseios sejam discutidos de uma forma profissional e com objetivos comuns.
A sugestão de trabalhar com governança cooperativa tem se mostrado fundamental para o sucesso e a perenidade das organizações, principalmente no que tange à segurança e ao retorno dos Associados/Cooperados.
A governança cooperativa guarda também a preservação dos princípios e valores cooperativistas e associativistas, alicerces para o sucesso nas organizações, bem como a necessidade de uma administração pautada em valores como transparência, equidade, ética, educação cooperativista e responsabilidade corporativa”, pontua Júlio Márcio Natali (Lico), Gerente Geral da Coosuiponte.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Assuvap/Coosuiponte