Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações de suínos do MT caíram 51%

O Estado manteve o registro das exportações de outros tipos de carnes, especialmente de pescados.

Redação (21/01/2009)- A carne suína teve redução de 51% no volume físico comercializado em 2008, confirmou hoje, a Federação das Indústrias de Mato Grosso. Houve queda de 29,6% no faturamento, mesmo com o aumento de 45% no preço internacional do produto. “É importante ressaltar que tais números referem-se ao balanço anual, ou seja, foram bastante influenciados pelos embargos ocorridos durante o ano”, explicou o presidente Mauro Mendes.

          O Estado manteve o registro das exportações de outros tipos de carnes – especialmente de pescados. “Entrou em operação, em Sorriso, um frigorífico com capacidade de 360 toneladas mensais, que deve vender parte dessa produção no mercado internacional, brevemente”, complementou Mauro Mendes.

          No caso do couro, houve redução de 13,7% no faturamento, por conta da queda de 17,7% no preço internacional do produto, mesmo com pequeno aumento de 4,8% no volume físico exportado. Em 2008, as vendas externas do produto mato-grossense representaram apenas 6,4% das exportações nacionais. Tal quadro poderá reverter-se em 2009 com a maxidesvalorização do real pós-crise, superando o problema cambial tão reclamado pelo setor.