Redação (09/03/2009)- “Não faltará empenho e dedicação para a continuidade do trabalho em prol da suinocultura gaúcha. Assumir o terceiro mandato é uma grande responsabilidade e uma satisfação”. As afirmações são do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, empossado hoje à tarde para o terceiro mandato de dois anos. As eleições da Associação foram realizadas pela manhã, em Assembléia Geral Ordinária da entidade, que contou com a presença de suinocultores de várias regiões do Estado. Além da Diretoria, composta pelo presidente, 1º vice-presidente e mais quatro vices-presidentes, foi eleito o Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes) e o Delegado e dois suplentes junto à Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Por se tratar de chapa única em todos os cargos, a votação foi por aclamação. Não houve voto contrário. A Assembléia e a cerimônia de posse foram realizadas no Estrela Palace Hotel, em Estrela, município sede da ACSURS.
A importância econômica e social da suinocultura pode ser constatada pelo expressivo número de suinocultores e autoridades presentes na cerimônia de posse. Dentre estas o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini; o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado; o presidente da Assembléia, Ivar Pavan; o vice-governador, Paulo Feijó; o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia, deputado Edson Brum o Superintendente Federal de Agricultura no RS, Dr. Francisco Natal Signor. Também participaram deputados estaduais e federais, bem como autoridades do setor suinícola. Em todos os pronunciamentos houve o desejo de sucesso aos eleitos e o destaque para o trabalho importante e respeitado que a ACSURS desenvolve em prol da suinocultura gaúcha.
Em seu discurso de posse o presidente agradeceu o apoio que tem recebido nos últimos quatro anos, especialmente da família e da diretoria e reafirmou seu compromisso na defesa dos interesses dos produtores. “Como Associação buscamos o crescimento do produtor. Por isso precisamos identificar e combater o que traz ônus e prejuízo para que a atividade continue a gerar emprego e renda para o Estado. Não faltará dedicação para defender os interesses dos suinocultores, seja na área ambiental, sanitária, de produção e remuneração. Queremos que o produtor tenha rentabilidade”, afirmou Folador, ressaltando que também é suinocultor e sabe qual é a situação da atividade.
Ao falar sobre o atual momento que a suinocultura enfrenta, com prejuízos ao produtor estimados em cerca de R$ 100,00 por animal terminado, Folador ressaltou que diversos pleitos já foram encaminhados pela Associação e conclamou os deputados estaduais e federais presentes e demais autoridades políticas a darem seu apoio ao setor.
O vice-governador, Paulo Feijó, ao abordar a crise financeira global que afeta diretamente a suinocultura, recomendou precaução. Ele acredita que seus reflexos ainda não tenham chegado ao mercado no seu todo, que ainda estão por vir. “Eu arriscaria a dizer que ela será de médio e longo prazo, duradoura e o que o terá valor é dinheiro, liquidez. Meu recado é de precaução. Poupem!”, ressaltou. Feijó defendeu que há necessidade de maior competitividade para que o setor produtivo do Estado possa crescer, o que seria possível se houvesse menos ônus por parte dos governos.
Composição da Diretoria, Delegados e Conselho Fiscal
Presidente: Valdecir Luis Folador – (51) 9979-1672
1º Vice-Presidente: Edson João Zancanaro
Vice-Presidente: Cléo Fernando Colombo Barbiero
Vice-Presidente: Delmar Luís Limberger
Vice-Presidente: Ilânio Johner
Secretário Executivo: Rodrigo Rizzo
Secretário Administrativo: Alfredo Barth
Superintendente de Registro Genealógico RS: Gilberto Moacir da Silva;
Diretor da Cias: Gilberto Moacir da Silva
Coord. Conselho Técnico: Flauri Migliavacca
Delegado Titular Junto a ABCS: Valdecir Luis Folador
1º Delegado Suplente: Fernando Antônio Cescon
2º Delegado Suplente: Carlos Pavan
Conselho Fiscal: Efetivos – Márcio Ronsoni; Mauro Antônio Gobbi; Vilmar Vendrame. Suplentes – Ari Ferranti; Ari Freling; Celso Diel