O preço da carne suína começa a subir em alguns açougues de Uberlândia (MG) devido ao aumento da demanda dos consumidores para as festas de fim de ano. O pernil, mais procurado para a ceia de Natal, pode ter um aumento de até 30%.
Em um açougue do centro de Uberlândia, os preços do pernil e da paleta já foram reajustados entre 15% e 20%. De acordo com o gerente administrativo Mario Lúcio Pereira, o movimento cresce em quase 40% no fim de ano, por isso o preço da carne já subiu. “Crescem também as encomendas por leitoas. Já recebemos 10 pedidos e para o Natal devemos vender mais de 30 leitoas prontas para serem assadas”, afirmou.
Mas, em alguns estabelecimentos, o produto ainda mantém o valor dos últimos meses, como no supermercado onde Sueli Batista Correia trabalha. De acordo com ela, a procura de carne para o Natal deve começar na próxima semana. “O preço da carne do fornecedor já aumentou em 8%, mas não vamos repassar este preço ao consumidor, somente se eles aumentarem mais”, disse.
Segundo Everton Magalhães, presidente do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de Uberlândia, a tendência de alta do preço da carne de porco depende somente da procura de mercado. Ele afirma que os preços nos frigoríficos se mantêm estáveis, mas os açougues aumentam de acordo com a demanda. “Este reajuste é imprevisível. O certo seria os consumidores comprarem o quanto antes, pois se deixarem mais para o fim do ano vão pagar mais caro”, disse.