Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Zoneamento da cana

<p>134 municípios são inclusos no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAECana). Norma altera decreto.</p>

Cento e trinta e quatro municípios de Alagoas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe estão incluídos no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAECana), de acordo com a Instrução Normativa Nº 57, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta (26/11). A norma altera o inciso 2º do Decreto nº 6.961, de 2009, que instituiu o ZAECana.

Segundo o diretor substituto de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton Vieira, é comum que as revisões aconteçam com os estudos de zoneamento, após a sua primeira publicação. “Os municípios foram incluídos de acordo com critérios estabelecidos pelo estudo, como potencial da terra, condições climáticas e sustentabilidade da região”, ressaltou Vieira.

Zarc – Em breve, o Mapa publicará o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cana-de-açúcar, para esses sete estados, já que nessa terça-feira (24) foi divulgada a norma para os primeiros 16 estados. “Isso aconteceu porque o Zarc deve estar de acordo com as indicações do ZAECana”, explicou o diretor do Mapa.

ZAECana – O estudo, lançado em setembro, orienta a expansão para novas unidades produtoras e identifica mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura da cana, em seus três tipos de aptidão (alta, média e baixa).