A Confederação Nacional de Agricultura de Pecuária (CNA) vai participar ativamente, através de suas federações estaduais, da mobilização em torno do objetivo central do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS): conseguir aumentar, em dois quilos, o consumo per capita de carne suína, no Brasil, no prazo de três anos. Este foi o principal resultado da reunião realizada, hoje (19/11), em Brasília (DF), entre o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Irineu Wessler, e a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA.
Wessler foi à reunião acompanhado do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Renato Simplício Lopes, e de Rubens Valentini, conselheiro de Mercado da ABCS. Eles relataram à Senadora Kátia Abreu a dimensão dos impactos social e econômico do incremento de dois quilos no consumo per capita brasileiro de carne suína, com destaque para a criação de demanda para 200 mil novas matrizes no campo, 12 milhões de sacas de milho e 5 milhões de sacas de soja.
A senadora considerou importante a participação da estrutura da CNA no projeto, destacando o potencial de mobilização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Para Wessler, o mais importante do encontro foi constatar a receptividade ao projeto por parte da Senador Kátia Abreu “e construir cada vez mais um caminho de proximidade entre os objetivos estratégicos da ABCS e da CNA”.
“Temos que reunir todos os esforços nesta mobilização, como se fosse uma campanha política, fazendo de cada produtor um verdadeiro marqueteiro da carne suína”, disse Irineu. “É, tem que ser corpo a corpo”, completou Kátia Abreu. A fase operacional do PNDS começa a ser implantada já no início de 2010.