Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Insumos na Argentina

<p>O custo direto da semeadura para soja caiu 40% em um ano no país vizinho, mesmo sem recepção da crise internacional.</p>

O custo direto da semeadura é quase 40% menor que há um ano, quando a maioria dos insumos não tinham acusado a recepção da crise internacional.

Segundo o Informativo de Conjuntura Agropecuária (ICA) da Bolsa de Cereais, o item composto pelos valores das sementes, fertilizantes e agroquímicos reduziu 39,2% em relação à 2008. O que acaba reduzindo a pressão sobre os agricultores, embora fiquem fora da análise dos valores dos campos, que também diminuíram, e custos de trabalho que foram adicionados em alguns casos.

Nesse período, o preço da soja que o produtor recebeu em Rosario foi acrescido em mais 33% até mais ou menos $970 pesos, atualmente.

A semeadura da oleaginosa no país avança graças às chuvas em algumas regiões. Na última semana, segundo a Bolsa de Comércio, houve um incremento na implantação, superior a 20% e hoje a área total já semeada está em 6,4 milhões de hectares. Em números absolutos, a área semeada representa 33,8% dos 19 milhões de hectares previstos para a campanha 2009/2010.

Milho e girassol

O informativo da Bolsa de Comércio também põe a lupa sobre os custos diretos do milho e girassol, que estão em processo de implantação. Em ambos os casos, o preço das sementes, fertilizantes e agroquímicos caiu 38,4%, mas esta boa notícia se opõe pela falta de água que está prejudicando os dois cultivos.