Técnicos e diretores da superintendência paulista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram sexta-feira (13/11) em Jales (SP) para uma reunião com produtores rurais de 50 municípios da região. O objetivo era apresentar as exigência do programa de compra direta da companhia.
O projeto permite que o governo federal compre alimentos de pequenos agricultores de forma simples e rápida. Os produtos podem preencher os estoques da Conab ou até permanecer nos municípios para complementar a merenda escolar.
O programa exige a montagem de cooperativas agrícolas, que comprovem a que as propriedades são familiares. Segundo o Diretor de Agricultura da Prefeitura de Fernandópolis, Marcos Mazetti, o município deve ganhar uma dessas cooperativas em 2010. “Estamos trabalhando por isso para que os produtores tenham uma fonte certa de renda”, explicou.
O evento de sexta-feira foi organizado pela Associação dos Municípios do Oeste Paulista (Amop) e teve a participação do deputado federal Devanir Ribeiro (PT).
O parlamentar defendeu a compra direta dos pequenos produtores como forma de manter o homem no campo. “O pequeno e o micro tem a segurança de vender o seu produto e receber com preço de mercado”, disse.
Cerca de 200 agricultores estiveram no encontro promovido pela Conab.