A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Embrapa assinaram convênio para parceria em Incubação de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária. Esta parceria, concretizada no dia 05 de novembro e publicada no Diário Oficial de ontem (09/11), estabelece condições básicas para atuação conjunta das duas instituições com o objetivo de criar novas empresas de base tecnológica agropecuária por meio do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta) e as Incubadoras da UFGRS.
Com esta iniciativa, a UFRGS passa a ser a primeira incubadora da Região Sul parceira da Embrapa no seu programa de incubação de empresas de bases tecnológica. “A ação busca beneficiar os empreendedores da região que, por meio do processo seletivo da Incubadora, poderão iniciar um novo negócio utilizando tecnologias geradas pela Embrapa e disponibilizadas no seu programa de incubação de empresas de base tecnológica”, explicou a analista da Embrapa Suínos e Aves, Nádia Solange Schmidt Bassi, coordenadora do Proeta na região Sul.
O diferencial deste programa, frente aos mecanismos normais de incubação, é que o empreendedor poderá criar uma empresa utilizando-se de tecnologias já desenvolvidas e testadas pela Embrapa. Além disso, recebe duas capacitações. Uma delas, responsabilidade da Embrapa, capacita nos aspectos tecnológicos, ao transferir a tecnologia. Outra é a capacitação que atende nos aspectos gerenciais e mercadológicos, promovida pela incubadora de empresas.
Segundo Nádia, além destes diferenciais, o Proeta oferece alguns benefícios aos empreendedores como a redução de riscos no empreendimento em função da utilização de tecnologias da Embrapa previamente avaliadas sob o ponto de vista técnico e econômico. “Também tem a questão dos cursos e treinamentos promovidos pela Embrapa, a assistência técnica durante o período de incubação e a utilização da logomarca da nossa Empresa, um importante diferencial competitivo pelo valor da marca, que gera maior visibilidade e credibilidade junto ao mercado”, afirmou. Atualmente, estão disponíveis para incubação cerca de 31 tecnologias geradas nas diversas Unidades da Embrapa em todos Brasil. Estas tecnologias podem ser incubadas por empreendedores de qualquer região, bastando para isso, serem aprovados no processo de seleção das incubadoras parceiras.
O lançamento de um edital conjunto entre Embrapa/UFRGS está previsto para o primeiro semestre de 2010.