Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Capacitação em Influenza

<p>SAF/MDA irá capacitar mais de mil profissionais para atuar e levar informação à agricultores sobre as gripes aviária, suína e equina.</p>

Cerca de 1.400 profissionais da extensão rural serão capacitados até o final do ano para atuar e levar informação aos agricultores familiares sobre as gripes aviária, suína e equina. Foi o que destacou o coordenador de formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Francisco Caporal, durante o primeiro curso Enfrentamento das Gripes
Aviária, Suína e Equina. A capacitação teve início nesta terça-feira (03/11) e segue até sábado (07/11), em Brasília (DF).
   
O curso conta com a participação de médicos veterinários que atuam na extensão rural e visa a formação de multiplicadores que serão os responsáveis por capacitações estaduais que acontecerão até dezembro. No total, serão realizados 54 cursos pelo País. Esta ação é promovida pela SAF/MDA em parceria com a Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
   
Segundo Caporal, o formação terá continuidade em 2010 e a intenção é capacitar todos os extensionistas que atuam no campo. O coordenador explica que ainda em 2009 será distribuída a cartilha educativa “A Gripe no Meio Rural – conversando com o agricultor familiar”, que terá tiragem de um milhão de exemplares e será distribuída aos agricultores.
  
Estiveram presentes na abertura do curso, representando a Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Moacir Sousa e Luís Caron; o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Josélio Moura; e a representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Mírian Medeiros.

   
Moura destacou a importância do tema do curso. Segundo o médico veterinário, as gripes aviária, suína e equina são algumas das doenças mais graves. “Precisamos estar preparados para conter essas doenças”, afirma. Ele também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo Executivo Interministerial (GEI) criado para o tema da Influenza.
 
Ações do governo
A representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Mírian Medeiros, foi a primeira palestrante do curso, apresentando as ações do governo para o enfrentamento da pandemia.
   
Mírian explicou como funciona o trabalho do GEI, criado em 2005, e que envolve 16 ministérios, atualmente, entre eles o MDA. Os temas técnicos são trabalhados em grupos que tratam de legislação, tratamento de resíduos sólidos, portos e aeroportos, entre outros.
   
Há, ainda, 10 Salas de Situação, criadas para a troca de informações entre os integrantes do GEI por meio de correio eletrônico, telefonia e videoconferência. Um software trabalha no compartilhamento de dados, informações e relatórios. Outra ação é a realização de simulados, para a checagem do funcionamento dos planos de contingência.
 
Programação
Ao longo dos cinco dias de curso serão tratados de temas como características dos vírus de influenza H5N1 e H1N1, diagnóstico oficial de influenza em aves e suínos, Programa Nacional de Sanidade Suídea, Plano de Enfrentamento da Pandemia de Influenza, gestão de resíduos na produção de aves e suínos, ações de assistência técnica e extensão rural, entre outros. Além disso, os participantes terão aulas práticas de necropsia e coleta de material.