Para atuar com eficiência em situações de emergência sanitária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove simulados nos estados, por meio de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/Panaftosa). “Os treinamentos contam com equipes que atuam em áreas como epidemiologia, vigilância, laboratório, biossegurança, trânsito e barreiras”, explicou o técnico da Coordenação de Sanidade Avícola do Mapa (SDA/Mapa), Bruno Pessamilio.
O simulado aprimora as ações dos profissionais do Sistema Nacional de Saúde Animal para que tenham respostas rápidas e eficientes às ameaças de emergências sanitárias. “O trabalho desenvolvido é no sentido de erradicar o suposto foco, identificar sua origem e prevenir a disseminação”, afirmou Pessamilio.
Neste ano, 540 técnicos foram capacitados nas áreas de influenza aviária, peste suína e febre aftosa. As estratégias e os resultados do simulado em influenza aviária foram apresentados aos participantes da 1ª edição do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em João Pessoa (PB), que será encerrado nesta sexta-feira (23/10).