Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Amadurecimento da suinocultura chinesa

<p>Governo chinês faz planos para otimizar setor suinícola do país. Índice de abates anuais deve aumentar 3,4%, por ano, até 2015.</p>

Após 30 anos de desenvolvimento, a indústria suinícola da China entrou em uma fase de amadurecimento, com um montante de capital interno excedendo a média mundial. A indústria de suínos chinesa, praticamente, percorreti um rápido caminho para o crescimento, afirma o relatório entitulado ‘China Industry Market Research 2009’.

O desenvolvimento da concorrência da indústria suína está crescendo, com características de produção e marca. Nesta fase, o controle de doenças, gestão de preços e de riscos são a base da competitividade. A construção da marca é o núcleo de diferenciação da concorrência, com o desenvolvimento pleno das características de alimentação, cultivo, criação, abate e venda. Em termos de desenvolvimento, nos últimos 30 anos, a China aposta em modernização industrial. A expectativa é que, nos próximos 10 anos, a China terá destaque industrial.

O preço da carne suína reflete os preços dos grãos, os custos salariais e a inflação em geral. A mais sensível mudança no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), pode refletir no nível de preços da suinocultura. Desde 2000, o preço do suíno tem elevado e a inflação doméstica tem aumentado rápido.

Durante 2000 e 2003, o preço da carne suína foi de 10 yuans por quilo, com estabilidade relativa; em 2004 e 2006, foram 13 yuans por quilo, um aumento de 30%, com inflação moderada. entre 2006 e 2008, o preço doi 20 yuans por quilo; do segundo semestre de 2008 até agora, embora o preço da carne suína esteja mais acentuado, a indústria ainda sofre perdas. No entanto, o nível dos preços ainda pe alto, uma tendência que está em declínio a longo prazo, a partir do momento do pico.

Em termo de recursos regionais, o governo escolhe algumas áreas tradicionais, como as zonas costeiras, norte da zona leste, áreas centrais e sul de 19 províncias para estabelecer bases de 437 reprodutores de suínos. Em 2015, o número total de suínos para abate chegará a 400 milhões, um aumento médio anual de 3,4%. A produção pode chegar a 32,4 milhões de toneladas, um aumento médio anual de 3,5%, entre eles, a produção em grande escala deve atingir 65% ou mais. A taxa de abates de suínos deve atingir 150% ou mais.

Em geral, a plítica de governo pode ser dividida em duas categorias: uma é chamada de ‘funções essenciais’, incluindo cinco principais políticas: acompanhamento das informações básicas, liberação de subsídios de prevenção de doenças, levantamento de suínos abatidos por doença, subsídio de tratamento para doenças inofensivas, utilização de reservas para regular as flutuações de curto prazo do mercado.

A segunda categoria é ‘fortalecer a política de promoção’. Estas políticas incluem subsídios para criação de suínas, recompensa para base de suínos que forem transferidos, subsídios para comercialização de sêmen suíno e normalização do tamanho da infra-estrutura agrícola. Estas políticas destinam-se principalmente ao desenvolvimento de soluções de problemas da China e a produção de suínos vivos. Essas políticas são necessárias e podem estabilizar a suinocultura chinesa a longo prazo.