Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Embrapa "incuba" empresa de Campinas (SP)

<p>Tecnologia a ser desenvolvida será a "Automação e controle de sistemas de tratamento de resíduos animais" .</p>

Um empreendedor de Campinas/SP será o primeiro a utilizar uma tecnologia da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no sistema de incubação de empresas. O empreendedor participou do edital da INCAMP, incubadora da Universidade de Campinas, e teve sua proposta aprovada na semana passada. A tecnologia a ser desenvolvida será a “Automação e controle de sistemas de tratamento de resíduos animais” e a empresa ficará instalada na incubadora Incamp.

De acordo com a analista da Embrapa Suínos e Aves, Nádia Schmidt Bassi, esta parceria consolida o novo modelo de incubação de agronegócios adotado pela Embrapa por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia (Proeta).

A nova empresa receberá, por parte da Embrapa, a assistência técnica para produzir e desenvolver um software para automação e controle de sistema de tratamento de dejetos. O período de pré-incubação está previsto para seis meses. Nesta semana representantes da Embrapa e da Incamp se reúnem para finalizar o processo seletivo.

O Proeta objetiva transferir tecnologias e produtos desenvolvidos pelas diversas Unidades da Embrapa, ou que estão em fase final de desenvolvimento, para empresas que venham a finalizá-los e comercializá-los. Este programa é resultado de um convênio assinado pela Embrapa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin). Desde 2004, ele é operacionalizado em cinco unidades-piloto localizadas no Nordeste e Centro Oeste. A partir de 2007, o Programa ganhou dimensão nacional com a expansão para todas as Unidades da Embrapa.

Nesta nova fase o Proeta passou a contar com cinco Unidades Coordenadoras Regionais: a Embrapa Amazônia Oriental (Norte), a Embrapa Agroindústria Tropical (Nordeste), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Centro Oeste), a Embrapa Gado de Leite (Sudeste) e a Embrapa Suínos e Aves (Sul). A coordenação nacional do Programa está a cargo da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) executa a coordenação técnica. Atualmente, 29 convênios estão firmados com incubadoras parceiras de todo o País e quatro empresas pré-incubadas, 11 incubadas com tecnologias da Embrapa e duas empresas já graduadas.