A FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) fechou acordo com a Multigrain para o transporte de 6 milhões de toneladas de soja e milho nos próximos cinco anos. “A FCA e a Multigrain farão ainda investimentos na modernização de locomotivas e aumento de capacidade da malha ferroviária”, informa o comunicado. Os valores não foram revelados.
De olho na expansão do transporte de produtos agrícolas, também a FCA comunica que em parceria com a MRC (Mitsui Rail Capital) terá novos 300 vagões graneleiros, a serem construídos no Brasil. O investimento nos equipamentos ficará a cargo da Mitsui, de acordo com comunicado.
Conforme nota, o contrato permitirá o aumento de 50% no volume de grãos transportados para esse cliente. Do Centro-Oeste virão cerca de 750 mil toneladas por ano de grãos, e outras 200 mil t/ano da Bahia. De acordo com o comunicado, a alteração do modal representa 2 mil caminhões a menos nas estradas brasileiras por mês.
No primeiro semestre, o volume total de grãos movimentado pela FCA teve um crescimento de 21,7% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram transportadas 2,3 milhões de toneladas. No ano de 2008 a FCA transportou, no total, cerca de 4,5 milhões de toneladas de grãos.