O norte do Brasil continua apresentando crescimento na estimativa do Valor Bruto da Produção (VPB). No último mês, a previsão para a região ficou em RS$ 6,29 bilhões, refletindo alta de 11% em relação a 2008. A pesquisa da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) mostra que os fenômenos climáticos, como estiagem e excesso de chuva, não afetaram a região com a mesma intensidade que em outras áreas do País.
“Ao mesmo tempo, vários de seus produtos tiveram elevações de preços, como a mandioca, arroz , cacau e banana”, comenta o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Gasques.
Contrariando o observado nos estados do norte, as demais regiões brasileiras apresentaram reduções de valor: Nordeste (-2,6%), Sudeste (-5,8%), Centro-Oeste (-8,7%) e Sul (-9%). Ceará (- 23,1%), Mato Grosso do Sul (-23%), Paraná (-18,2 %) e Paraíba (- 16, 4%) foram os estados mais afetados.
Brasil – Assim como estimado no mês de agosto, a expectativa do VPB nacional segue projetada em R$ 153,4 bilhões, com base nos dados de setembro. Os problemas climáticos que marcaram safra 2008/2009 foram apontados no estudo como principais responsáveis por essa continuidade na estimativa.