Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Abef se reune no Uruguai

<p>Presidente da Abef, Francisco Turra, faz avaliação positiva sobre encontros que debateram abertura do mercado do Uruguai.</p>

As reuniões com as autoridades e empresários do Uruguai, para debater a abertura do mercado às exportações brasileiras de carne de frango, foram consideradas positivas pelo presidente executio da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra. Os encontros foram realizados na embaixada brasileira em Montevidéu, na última segunda (21/09).

Turra se reuniu com os dirigentes da Câmara de Comércio Uruguai-Brasil, aos quais argumentou que é necessária uma solução imediata para a questão. O mercado uruguaio está fechado ao frango brasileiro devido à inexistência de um acordo sanitário entre os dois países, que vem sendo protelado pelo parceiro de bloco do Mercosul. “Enfatizei que não há razão técnica alguma para continuar com essa postura e que precisamos chegar aos encontros preparatórios Mercosul-Uniao Europeia, que acontecerão em breve, tendo essa questão já resolvida. Fui plenamente compreendido”, explicou.

O Presidente da Abef também se reuniu também com o Conselheiro-chefe da Chancelaria Uruguaia para Assuntos Econômicos, Pablo Porro. Ele prometeu acelerar as negociações, que se arrastam há muito tempo. “Todas as reuniões foram agendadas e acompanhadas pelo nosso embaixador naquele país, José Eduardo Martins Felício, que foi extremamente hábil e que trata com senso de patriotismo as questões entre os dois países”, destacou Turra.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef