Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Receita suína cai 39% no RS

<p>Receita dos embarques de carne suína gaúcha cai 39,37% em relação ao mesmo período de 2008. Setor é prejudicado pela valorização do real.</p>

A receita dos embarques gaúchos de carne suína caiu 39,37% de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foram exportadas 145,05 mil toneladas no período deste ano, o equivalente a 295,05 milhões de dólares. No mesmo intervalo de 2008, o RS exportou 155,86 mil toneladas, com receita de 486,63 milhões de dólares. O embarque nacional sofreu queda de 26,3% no período.

Em agosto deste ano, as exportações do Brasil de carne suína caíram 42,3% em relação ao mesmo mês do ano passado e somaram 79 milhões de dólares. Os principais mercados foram Rússia, Ucrânia e Hong Kong. “Há necessidade de formar patamar um pouco melhor de preços”, explica o diretor do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), Rogério Kerber. Segundo ele, o setor é prejudicado pela valorização do real em relação ao dólar. “O importador resiste e encontra produtos com subsídios.” Para Kerber, a queda nos embarques ocorreu nos últimos três meses.

Dados da Associação Brasileira da Industria Produtora e Exportadora de Carne Suina (Abipecs) e do Sips apontam que, em agosto, as exportações gaúchas de carne suína representaram 32,46% do total brasileiro. Esse foi o mês de menor participação do Estado em 2009. “Acredito que estados como Minas Gerais e Santa Catarina aumentaram a participação”, explica o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador.