Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Bunge premia agronegócio

<p>Fiagril, de Lucas do Rio Verde (MT), recebe "Destaque Bunge Agricultor Brasileiro" na categoria 'Sustentabilidade'.</p>

Pelo sexto ano consecutivo, a Bunge entregou o prêmio “Destaque Bunge Agricultor Brasileiro” a 15 produtores rurais, nas categorias Sustentabilidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Inovação, Parceria e Produtividade – sendo este último quesito relacionado às áreas de algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, milho, soja e trigo. A premiação ocorreu no último dia 31, em São Paulo, logo após o término do fórum sobre os desafios do agronegócio sustentável com especialistas do setor.

Em Mato Grosso, a Fiagril Ltda., por intermédio de seu sócio-fundador Marino José Franz, foi premiada pela categoria sustentabilidade, devido às várias ações socioambientais desenvolvidas nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Vera, Sorriso, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah. “Para nós, esse prêmio sinaliza que escolhemos o caminho certo ao investir em projetos da área de responsabilidade socioambiental e na promoção de boas práticas relacionadas à preservação da natureza”, reconheceu Franz.

Além de fomentadora, a Fiagril, junto com outras duas empresas, é patrocinadora do Programa Lucas do Rio Verde Legal. Responsabilidade socioambiental também presente no Projeto “De Olho no Óleo”, que recicla o óleo de cozinha saturado, transformando-o em biodiesel; no Projeto EPI Solidário, que promove a importância da aquisição de equipamentos de proteção para o aplicador de agroquímicos e ao mesmo tempo destina parte dos recursos para entidades beneficentes; no convênio de apoio socioeducativo ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que abriga cerca de 80 crianças e jovens de até 15 anos; no patrocínio a equipes esportivas que representam os municípios da área de atuação da empresa em competições estaduais e nacionais; e no projeto piloto e de cunho social Agro Amigo do Barracão, que tem o propósito de integrar empresa, produtores e comunidades e que deverá se estender a todos os municípios da área de atuação da Fiagril.

Fundada em 1989, a empresa é fornecedora de insumos, agrodefensivos e sementes, além de prestar assistência técnica, financeira, armazenamento e comercialização de safras de grãos, principalmente soja e milho. Produz ainda biodiesel desde janeiro de 2008. Marino José Franz é sócio-fundador da Fiagril e hoje preside o Conselho de Administração da empresa. É também produtor de soja e milho e prefeito de Lucas do Rio Verde.

Para Mario Barbosa, presidente da Bunge Fertilizantes, o prêmio foi criado para distinguir boas práticas no setor, o que, felizmente, vêm se disseminando de forma crescente. “Produtividade, sustentabilidade, responsabilidade social, parceria, cuidados com o meio ambiente não são apenas categorias da premiação, são, na realidade, o norte de todo produtor rural que pensa a longo prazo em seu negócio e no país”, ressaltou Barbosa, lembrando que após uma análise criteriosa entre os mais de 60 mil clientes e fornecedores, a Bunge escolheu os 15 exemplos bem sucedidos da aplicação desses critérios.

“O agronegócio é uma atividade que gera milhões de empregos, riquezas e colabora para a grandeza deste país. Foi por meio deste trabalho que o Brasil se transformou nos últimos anos no maior exportador mundial de soja, de carne bovina e de aves, liderança que já tínhamos no café, no açúcar e na celulose de eucalipto”, destacou o presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Waldrich, parabenizando todas as pessoas que contribuem para o sucesso do agronegócio nacional, que se dedicam ao cultivo da terra e que independentemente das adversidades – sejam as condições climáticas, as mudanças políticas ou econômicas – acreditam na atividade agrícola.