Foz do Iguaçu receberá, nos dias 16 e 17 de setembro, a primeira edição do Encontro de Comércio Exterior no Mercosul (Encomex Mercosul). O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel Rafain Palace e contará com a presença de autoridades e empresas dos países do bloco econômico – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e também da Venezuela, país que é sócio não pleno do bloco.
Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, o principal objetivo da realização do Encomex Mercosul é compartilhar com os parceiros do bloco o sucesso alcançado nos últimos 12 anos de realização de Encontros de Comércio Exterior, disseminando a cultura exportadora por todas as regiões do Brasil.
O secretário Barral ressalta ainda que o Encomex Mercosul vai incentivar a participação de empresas de todos os países para que seja efetivada a expansão das relações comercial. Além disso, nas reuniões entre os representantes dos governos serão discutidos temas como a necessidade de realização de ações para fortalecer a integração regional.
No Brasil, o Encomex é promovido desde 1997 pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC. Nesse período, foram realizadas 135 edições do evento, em mais de 80 municípios de brasileiros. De lá para cá, as exportações brasileiras cresceram de US$ 52,982 bilhões, registrado em 1997, para mais de US$ 197 bilhões no final de 2008.
Essa evolução dos números pode ser atribuída a diversos fatores e um deles é a disseminação da cultura exportadora por todos os estados brasileiros, como a realização dos Encomex. De acordo com o secretário Welber Barral, a mensagem que se será dividida com os parceiros de Mercosul é que os mercados estrangeiros estão abertos para todos os segmentos econômicos e que os governos devem incentivar a participação do empresariado no comércio internacional.
Esta primeira edição do Encomex Mercosul é realizada conjuntamente pelo MDIC, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, FCCR, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Paraná, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios além de parceiros locais.
Na programação do evento, estão previstos seminários, painéis e oficinas, além de palestras proferidas por representantes dos setores públicos e privados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Durante o evento será realizado também um encontro de negócios entre empresas dos cinco países e com compradores estrangeiros, bem como encontro com tradings companies brasileiras.
Para esta primeira edição do Encomex Mercosul, a Secex desenvolveu um site exclusivo para o evento, no qual os interessados poderão encontrar informações completas sobre a programação e também poderão efetivar a inscrição para a participação.