O formando em administração da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Stephen Carswell, focou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TTC) nas relações internacionais para ajudar uma indústria gaúcha a vender para um país ainda pouco explorado, a África do Sul. O resultado do trabalho é o projeto que, se implantado, pode garantir 20% a mais no faturamento da empresa brasileira. Com o trabalho, o estudante ganhou uma bolsa de estudos na Leed University, no Rein Unido, concorrendo com 500 participantes.
O trabalho foi um desafio o estudante, que é irlandês e veio com os pais morar no Rio Grande do Sul. Após o apoio de uma consultoria, chegou à pequena indústria do interior gaúcho, fabricante de peças para tratores e implementos agrícolas. O segundo passo foi convencer seus gestores a abrir as portas para a pesquisa.
A África vai plantar mais – Com a permissão, Stephen fez um complexo estudo da empresa, seus clientes e diagnosticou um plano de marketing internacional. Se ela já exportava seus produtos para alguns países da Europa e América Latina, então onde estaria o novo mercado? O “insight” não demorou: África do Sul! “Há investimentos e a agricultura vem crescendo por lá. É um mercado com grande potencial e ainda pouco explorado”, comenta. Para ter essa certeza, o aluno da Ulbra passou a investigar profundamente o país da Copa de 2010. Entre os aspectos verificados estão a legislação e as características socioeconômicas do país.
Stephen descobriu a carência no setor agrícola, após contatos com africanos ligados ao segmento, distribuidores de peças e fabricantes de máquinas e implementos. A partir desse levantamento, propôs um plano de marketing, que passa pela capacitação do quadro funcional da empresa gaúcha e posterior participação em feiras na África do Sul, desenvolvimento de site, folderes e outras ferramentas de divulgação. Após implementado, o projeto resultaria no acréscimo de 20% ao faturamento dos brasileiros.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Ulbra