O Paraná já começou a colher a nova safra de trigo. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), o cereal foi retirado de 0,2% da área, ante 4% em igual período do ano passado. O excesso de chuvas do mês de julho ainda é uma preocupação para os triticultores do Estado, que estão aplicando fungicidas nas lavouras.
O levantamento da Secretaria de Agricultura desta semana mostra que 67% da área plantada têm boas condições de desenvolvimento, 26%, médias, e 7%, ruins. Na segunda-feira (17), voltou a chover no Estado. Segundo o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, o mau tempo não deve se estender por mais de três dias.
Milho – A última semana foi de sol em todo o Paraná, o que favoreceu a colheita de milho safrinha, que evoluiu 10 pontos percentuais, atingindo hoje 69% da área. A comercialização do grão segue lenta, desestimulada pelos preços baixos do grão. De acordo com o Deral, apenas 14% da safrinha foi negociada pelo produtor até o momento. Da primeira safra de milho (verão) resta ainda 27% da produção a comercializar.