Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Desempenho avícola

<p>Especialistas discutem uso da nutrição para aumentar rendimento da carcaça e reduzir condenações.</p>

Em um sistema de produção intensivo como é a avicultura, o objetivo é produzir cada vez mais carne com menor consumo de ração. A atividade tem o desafio de aumentar o rendimento da carcaça, que significa maior produção de carne no peito do frango, e ainda evitar as perdas de animais durante o processo produtivo. Neste cenário, a nutrição tem um papel central na meta de produzir carne de qualidade com custos competitivos. Uma estratégia nutricional bem direcionada pode contribuir para aumentar o rendimento de carne no peito e até mesmo reduzir as perdas da cadeia produtiva.

Salmonela, dermatite, arranhão na carcaça (risco na pele do animal) e celulite estão hoje entre as principais causas de condenação de carcaças da agroindústria no mundo todo. A empresa Novus do Brasil está reunindo 20 profissionais de vários segmentos da atividade para participar de uma mesa redonda com um dos principais especialistas da área. O professor da Universidade Autônoma do México, Carlos Lopez Coello, discute os Aspectos nutricionais, produção e qualidade da carcaça em frangos de corte. “O objetivo é oferecer a avicultura brasileira informações para aumentar produtividade e lucratividade com estratégias nutricionais”, ressaltou o gerente de marketing da Novus para a América Latina e organizador do encontro, Victor Walzberg.

A zootecnista e gerente técnica da Novus, Luciana Franco, aposta no uso de estratégias nutricionais para melhorar o desempenho no campo. “A nutrição é importante para melhorar o rendimento de carcaça e a qualidade da carne, ou seja, ajuda na produção de um alimento seguro”, afirmou a especialista.

Ela destaca que uma nutrição de precisão com fornecimento adequado de aminoácidos, como a metionina, pode ajudar no aumento da produção de carne, aumentando o rendimento de carcaça e peito. “Importante para atender as exigências do consumidor final e aumentar rentabilidade do produtor, que consegue uma maior eficiência na produção animal”.

E para reduzir as perdas da agroindústria, os ácidos orgânicos podem representar uma solução eficiente para diminuir a contaminação por salmonela, hoje uma das principais causas de condenação de carcaça. Outra causa freqüente de perdas na avicultura é a dermatite na pele dos animais, que pode ser combatida com uso de minerais orgânicos, lembrou Luciana Franco.