O poder exercido pelo consumidor sobre a cadeia produtiva, qualquer que seja ela, inclusive sobre a produção de carnes de aves, obriga as companhias de genética avícola a ficarem atentas às demandas, oferecendo pacotes genéticos cada vez mais especializados e competitivos. Ao menos uma vez por ano, observa-se alguma mudança nas características produtivas das linhagens comerciais de frangos de corte. A questão é: a cada reverberação do mercado, o produtor deve manter ou trocar a linhagem do plantel? Não se pode mudar de uma hora para outra o plantel avícola de uma empresa, pois toda a estrutura de produção se amolda às condições que a linhagem trabalhada exige desde instalações, equipamentos, manejo, densidade de criação, nutrição, programa de biosseguridade até as condições de abate e de processamento da carne. A tomada de decisão de manter ou mudar a linhagem do plantel avícola da empresa é muito complexo e deve envolver mudanças de estratégias de produção, indústria, mercado e rentabilidade do negócio da companhia.
A decisão sobre qual linhagem o produtor irá criar deve basear-se no pacote genético que resulte em melhor rentabilidade, mostrando um equilíbrio entre os diferentes setores da cadeia produtiva. O efeito da seleção de uma determinada linhagem comercial deve ser sentido sobre o conjunto matriz-frango, os segmentos finais da cadeia de produção de carne. O balanceamento entre boa produtividade da matriz e do produto comercial – frango vivo ou os produtos obtidos no abatedouro – é muito importante. Não é econômico dispor de uma matriz de última produtividade e um produto comercial ruim ou vice-versa. O ideal no pacote é compor os itens de produção de ovos e pintos com números bons, mas ter nos índices de frangos de corte atrelados à viabilidade, conversão alimentar e ganho de peso, como também rendimento das partes mais caras – peito e coxa – do frango, sendo que esses produtos sejam bem remunerados no mercado.
O que ainda surpreende, ainda, é que esse pacote ou forma de vender o resultado econômico é pouco explorado pelas empresas, tanto clientes e até mesmo as portadoras dos pacotes genéticos procuram abordar na parte comercial outros atributos da linhagem e não simplesmente o que interessa nas empresas, que é o resultado ou a rentabilidade do produto final. Prova disso é que os preços dos pacotes são similares na apresentação das propostas. Frango de corte de indicadores que se sobrepõe a qualquer ouro ganho da cadeia como conversão alimentar e rendimento da indústria.
Por Valter Bampi, médico veterinário e executivo avícola.