As exportações de soja em grão devem chegar a 26,2 milhões de toneladas em 2009, segundo projeção apresentada nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O número representa um aumento de 1,4 milhão de toneladas na previsão dos embarques em comparação com a previsão apresentada em julho.
Com isso, a entidade diminuiu em 700 mil toneladas, para 30,9 milhões, sua previsão de soja a ser processada no país. Como a projeção de produção foi reduzida em 100 mil toneladas, para 57,3 milhões, a estimativa é de que o mercado interno chegue a janeiro com estoque final de 1 milhão de toneladas. Em julho, previa-se estoque final de 1,5 milhão.
A forte seca na Argentina, que quebrou parte de sua produção exigiu que outros países, entre eles o Brasil, exportassem mais soja.
Restrições argentinas- O governo argentino afirmou ontem (06/08) que pode levantar as restrições às exportações de trigo e milho para encorajar os produtores a aumentar o plantio. Anibal Fernandez, chefe de Gabinete, afirmou que autoridades do país se reunião com produtores e exportadores, como a Cargill, para acertar um novo acordo.