As exportações de suínos cresceram 6% de janeiro a junho de 2009 ao comparamos como o mesmo período do ano passado. A informação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, que participa, daqui a pouco, da posse do novo diretor-presidente Embrapa, Pedro Arraes, onde na sequência será servido churrasco de carne suína aos convidados.
De acordo com Stephanes, o saldo das exportações é positivo. “Além disso, o preço do produto reagiu, ligeiramente, nos últimos 30 dias, o que não significa queda no consumo”, explicou.
O ministro disse, ainda, que a Rússia sinalizou interesse em aumentar as cotas de carne suína e que a China quer importar esse produto brasileiro, mas isso seria um assunto a ser tratado no ano que vem.
Febre aftosa – Em relação à febre aftosa, Stephanes enfatizou que o governo está atuando junto aos estados e a expectativa é que o Brasil adquira status de livre de febre aftosa com vacinação, em 2010. “A partir daí, mercados que ainda têm restrições ao nosso país, não terão mais”, destacou