Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Debate

Suinocultores não querem taxa da água

<p>APCS promove reunião que irá debater a nova lei que fixa cobrança pela utilização de água.</p>

Na próxima segunda (06) acontece na cidade de Campinas (SP), uma importante reunião com objetivo de discutir os efeitos da Lei Estadual de número 12.183, que fixa cobrança pela utilização de água nas propriedades rurais dentro do Estado de São Paulo. O evento, promovido pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) contará com a palestra do advogado da Federação da Agricultura do Estado, Wilson Bonanza, que abordará aspectos da lei e suas complexidades a partir de 01 de janeiro de 2010.

Na opinião de Ferreira Júnior, Presidente da APCS e da Câmara Setorial da Carne Suína do Estado de São Paulo, o impacto da legislação com certeza trará aumento nos custos de produção do segmento. “O momento é delicado e preocupante para o setor, estamos trabalhando com prejuízos enormes, motivados pela questão cambial, utilização indevida do nome sobre a nova gripe viral existente no momento”, argumenta. “Agora teremos ainda que lidar com essa legislação sobre recursos hídricos. Parece que alguém está querendo eliminar a produção de suínos em nível mundial”.

Na opinião de técnicos do setor, os produtores estão buscando alternativas para aumentar a disponibilidade de água em suas propriedades, pois a mesma também se presta como veículo de transportes dos dejetos para o processo de biodigestão, que gera energia em forma de biogás, bem como a sua queima minimiza em 21 vezes os efeitos maléficos (efeito estufa).

Para mais informações, clique aqui.

– Com informações da APCS.