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Mercado Interno

Conquista do mercado interno é saída para o setor

<p>Para Stephanes, baixo consumo interno e falta de mecanismos de controle da produção prejudicam desenvolvimento do setor.</p>

O desenvolvimento do mercado interno é crucial para a sustentabilidade econômica da suinocultura brasileira. Para o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o setor se ressente de uma maior participação da carne suína na mesa dos brasileiros. “A suinocultura brasileira registrou uma queda de preços relativamente forte nos primeiros meses do ano, embora a demanda externa tenha aumentado nesse período”, afirma Stephanes. “O problema está no mercado interno. O consumo de carne suína está estagnado e precisa crescer”.

Segundo o ministro, apesar dos esforços realizados nos últimos anos, o setor suinícola não tem conseguido se organizar para oferecer aquilo que o mercado consumidor demanda. “É preciso garantir uma apresentação e variedade de cortes que estimule as pessoas a consumirem o produto”, afirma.

Stephanes enfatizou também a importância de um maior controle da produção. “É preciso ter uma visão clara da demanda para que se produza de acordo com o que o mercado necessita, evitando excedentes que acabam ocasionando a queda de preços”, adverte. “Sei que isso não é fácil, mas às vezes temos que pensar dentro dessa linha”.

O ministrou citou o exemplo da avicultura. Em outubro do ano passado, diante da crise financeira internacional, o setor decidiu reduzir em 15% o alojamento de pintinhos. O ajuste foi feito, os preços reagiram e hoje o setor está paulatinamente aumentando sua produção. “Excesso de oferta deprime os preço. Portanto, esse controle, esse equilíbrio entre produção e demanda é desejável”, afirma o Stephanes.

O ministro da Agricultura está participando do 13º Seminário Nacional de Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e que está sendo realizado em Foz do Iguaçu (PR).