[quotes_menu]

Variedades

Festas juninas

<p>Inspeção garante qualidade para comidas típicas. Churrasco de carne bovina, frango e de linguiça são obrigatórios.</p>

O mês de junho já começou e, com ele, as festas de são-joão umas das comemorações mais tradicionais do Brasil. Além das danças típicas, quitutes, como canjica, pé de moleque, arroz-doce, quentão e espetinhos de carne não podem ficar de fora dos festejos juninos. Mas essas comidas típicas podem esconder certos problemas e,  na hora de organizar a festa, é preciso escolher alimentos que tenham o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável por fiscalizar produtos de origem animal e vegetal. Isso vale tanto para comerciantes quanto para consumidores.

   Os churrasquinhos de carne bovina, frango e de linguiça são obrigatórios e em muitos locais já são vendidos os espetinhos prontos. Para saber se está comprando um produto seguro para consumo, que tenha saído de frigoríficos que trabalham em condições adequadas de higiene, em conformidade com a legislação brasileira, é preciso que a embalagem contenha o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Mapa, ou das inspeções estadual ou municipal.

As carnes sob inspeção municipal só podem ser comercializadas no município em que foram produzidas; as sob inspeção estadual, na unidade da federação correspondente e as submetidas à inspeção federal podem ser vendidas em todo o País. A data de validade e a forma de conservação são muito importantes. Se a carne for resfriada, precisa estar entre 0ºC e 7ºC. Em sua forma congelada, a temperatura mínima deve ser de menos 12ºC. Em caso de dúvida, o consumidor tem assegurado o direito de ser informado sobre a origem da inspeção do produto. 

Atenção com o leite – A canjica e o arroz-doce não existem sem o leite, que possui as mesmas regras da inspeção estabelecidas pelo Mapa. A apresentação da embalagem é fundamental para assegurar que a qualidade do leite produzido foi mantida fora da indústria. O leite tipo longa vida pode ser conservado em temperatura ambiente, mas a caixa não pode estar estufada ou amassada. Já o leite pasteurizado precisa ser refrigerado, em temperatura máxima de 10ºC.