No primeiro leilão de compra de biodiesel feito após o anúncio do aumento de 3% para 4% da mistura obrigatória do biocombustível ao diesel mineral, a Granol arrematou 61 milhões de litros. Foi a maior fatia da 14ª rodada, realizada na sexta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No total, ficou acertada na rodada a venda de 460 milhões de litros de biodiesel, volume que servirá para abastecer o mercado interno ao longo do terceiro trimestre. Com preço de referência de R$ 2,36 por litro, os lotes foram arrematados na rodada, na média, por R$ 2,31, o que representou um deságio médio de 2,16%, de acordo com a agência.
O aumento da mistura obrigatória era um dos principais pleitos da indústria, que se via às voltas com crescimento de capacidade de produção e, em contrapartida, com adição de 3% “engessada” até 2010. No próximo ano, de acordo com o cronograma estipulado pelo governo, a mistura passará para 5%.
Com a elevação da mistura compulsória de biodiesel ao diesel mineral, o número recorde de 39 unidades produtoras participou do leilão, segundo a ANP. Segundo as estatísticas mais recentes elaboradas pela agência, referentes ao mês de abril, há no país 65 plantas com operação autorizada e dez novas plantas, em fase de autorização.