Mais dois frigoríficos brasileiros foram autorizados pelas autoridades sanitárias chinesas a exportar carne de frango para aquele país. A nova lista foi publicada hoje pela General Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine (AQSIQ), da República Popular da China.
O Brasil passa a contar agora com 24 estabelecimentos credenciados a exportar carne de aves, como havia sido acordado em documento assinado pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, e o vice-ministro da AQSIQ, Pu Chang Cheng. A assinatura aconteceu na semana passada, durante visita à Pequim, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Ricardo Santin, uma das 24 empresas relacionadas na lista já firmou contrato com a China para exportação de asas e pés de frango congelados. Para todos os frigoríficos o início das vendas pode ser imediato, a depender apenas do acerto comercial entre os exportadores brasileiros e os importadores chineses.