Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa julgamento das propostas para programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia

<p>As propostas também serão avaliadas quanto ao mérito, relevância e adequação do orçamento às quatro linhas de ação previstas.</p>

Redação (01/12/2008)-  A avaliação dos 738 projetos de pesquisa que concorrem aos recursos do programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia começa nesta segunda-feira (1º), às 9h, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Constituído por 20 pesquisadores, o comitê de julgamento vai conferir se os projetos inscritos estão de acordo com os critérios de elegibilidade, descritos no Edital nº 64 do CNPq. As propostas também serão avaliadas quanto ao mérito, relevância e adequação do orçamento às quatro linhas de ação previstas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária destinou R$ 120 milhões para, durante três anos, investir no financiamento de pesquisas que contribuam para a ampliação e o aprimoramento das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os 738 projetos inscritos demandam mais de R$ 238 milhões, portanto o comitê de julgamento também terá que verificar a prioridade dos projetos que serão selecionados.

As propostas devem estar fundamentadas e estruturadas em pelo menos um destes temas: defesa agropecuária na área de vigilância e sanidade animal e vegetal no País, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal e, ainda, qualidade e inocuidade de insumos agropecuários. As linhas de ação para o desenvolvimento dos projetos são: estruturação e implantação de redes de pesquisas (linha 1), projetos de pesquisa científica e tecnológica (linha 2), capacitação de recursos humanos (linha 3) e centros colaboradores em defesa agropecuária (linha 4).

Recursos – A relação das propostas selecionadas será divulgada no site do CNPq (www.cnpq.br) e publicada no Diário Oficial da União (DOU). Caso o autor do projeto tenha justificativa para contestar o julgamento da sua proposta, poderá apresentar recurso em formulário específico, no prazo de cinco dias úteis após a data de publicação do resultado no DOU. O recurso deverá ser dirigido à Comissão Permanente de Análise de Recursos (Copar) que, após exame prévio, encaminhará para deliberação final da Diretoria Executiva do CNPq.