Redação (25/11/2008) – Fazendas brasileiras aprovadas pelos europeus para exportar carne bovina in natura passarão por auditoria entre 20 de janeiro e 2 de fevereiro de 2009. Autoridades da União Européia (UE) irão avaliar o cumprimento de normas sanitárias e da rastreabilidade de animais em propriedades e inspetorias em seis estados exportadores, entre eles o Rio Grande do Sul.
Em novembro passado, os países do bloco proibiram as importações de fazendas brasileiras devido à restrições ao Sisbov. Em março deste ano, técnicos vieram ao Brasil avaliar o rebanho. Desde então, 608 propriedades foram consideradas aptas como fornecedoras aos europeus, sendo 43 no Estado. Segundo o coordenador do Sisbov no RS, Gilson Renato Souza, ainda não há definição do roteiro no país.
Também segue indefinida a possibilidade de alterações na instrução normativa (IN) 17. Segundo o diretor da Farsul Fernando Adauto, o Mapa não se posicionou sobre as 21 alterações aprovadas pela Comissão Consultiva do Sisbov. Uma delas é a possibilidade da leitura dos brincos não ser feita na saída da fazenda.