Redação (25/11/2008) – “Precisamos ter profissionais especializados em exportação para que o Brasil aumente, cada vez mais, sua participação no comércio exterior”. A afirmação é do analista de Comércio Exterior do Núcleo de Integração para Exportação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Mazzoleni, que participou do 20º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em São Luís/MA.
O analista recomendou aos produtores que conheçam o mercado internacional, seus requisitos e os caminhos a serem adotados para aumentar as exportações. Entre as exigências dos países importadores, Mazzoleni citou questões tarifárias, sanitárias, de qualidade do produto e regularidade de fornecimento.
“Esses dois últimos requisitos são as maiores reclamações do mercado exterior com relação aos produtos do agronegócio brasileiro”, informou. Para que essas restrições deixem de existir, a saída é, segundo Mazzoleni, aprimorar as técnicas de produção, entender as características do comércio internacional, integrar os produtores para que aumentem a capacidade produtiva e conhecer todas as exigências do mercado mundial para cada produto a ser exportado.