Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conab estima queda de 1,6% na produção de soja no Brasil

<p>No Centro-Oeste, onde se concentra a maior área de soja plantada do País, estão previstas reduções de área entre 1,1% a 2,9%.</p>

Redação (07/11/2008)- A produtividade média nacional de soja pode ser menor que a da safra anterior, com redução na ordem de 1,6%, o que pode afetar a produção nacional, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em virtude da diminuição da tecnologia aplicada durante o cultivo da soja, principalmente, uso menor de fertilizantes.

A estimativa para a safra 2008/2009 é de uma redução de 1,2% a um crescimento de 0,4% na área plantada com relação à safra anterior, devido a algumas ocorrências climáticas e disponibilidade de crédito em estados importantes.

No Centro-Oeste, onde se concentra a maior área de soja plantada do País, estão previstas reduções de área entre 1,1% a 2,9%, isto devido aos custos de produção que estão relativamente mais altos que os da safra 2007/2008, no momento do plantio e à dificuldade de acesso ao crédito por parte dos produtores tanto dos bancos como das tradings, principalmente no Mato Grosso, onde a redução prevista está entre 1% a 3%, situação agravada pelo clima de incertezas gerado pela crise internacional.

Já na Região Sul, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, é esperado um aumento de área entre 0,6% a 1,7%, favorecido pelo preço da soja, que ainda está mais interessante que o milho, e a maior facilidade de comercialização do grão no estado. Porém, o aumento não é tão alto a ponto de influenciar significativamente a área plantada nacional.