Redação (06/11/2008)- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quinta-feira (6) que a produção de grãos no ano que vem deve ser 3,3% menor do que a deste ano.
O IBGE informou que, embora as condições climáticas devam permanecer dentro da normalidade, há incertezas geradas pela crise financeira internacional. O instituto cita como entraves a diminuição do crédito e o aumento no preço dos insumos, com destaque para os fertilizantes.
Segundo levantamento realizado em outubro pelo IBGE, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas – caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale – para 2009 deve ser de 140,8 milhões de toneladas.
A estimativa é realizada para a produção das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia.
Itens
Segundo o IBGE, a produção de milho deve ser menor por conta da queda nas exportações.
Área colhida
A avaliação da área a ser colhida em 2009 é de 47,8 milhões de hectares, superior em 1,2% à de 2008, cuja previsão é de 47,2 milhões.
Safra 2008
A expectativa do instituto é de que a safra de 2008 apresente crescimento de 9,4% em relação a 2007. O percentual é maior do que o estimado no mês passado, de 9,1%.
O IBGE aponta que o aumento se deve a reavaliações nos dados da produção de milho e do trigo.