Redação (04/11/2008)- O Grupo Marfrig anunciou ontem que concluiu as aquisições das empresas da holding americana OSI no Brasil e na Europa acertadas em junho passado. O pacote foi fechado por US$ 680 milhões no total – US$ 270 milhões em dinheiro, US$ 130 milhões em dívidas e o restante por meio de 20,1 milhões de ações ordinárias emitidas recentemente e que garantiram à OSI fatia de 7,51% no capital social do conglomerado brasileiro.
Quando divulgou o acordo de compra, há pouco mais de quatro meses, a Marfrig o classificou como seu passo mais importante para se consolidar como player global no mercado de alimentos. Ontem, ao confirmar a transação, Ricardo Florence, diretor de relações com investidores da empresa, voltou a realçar a importância do negócio para a expansão internacional do grupo e disse que, com ele, a Marfrig fica "cada vez mais perto do consumidor".
Dois detalhes: o primeiro deles é que as aquisições foram concluídas a partir de uma relação cambial entre real e dólar definida anteriormente, sem o "efeito crise" que provocou, entre outros reflexos, a valorização da moeda americana. Em segundo lugar, o negócio foi garantido depois da injeção, em agosto último, de R$ 700 milhões mediante a subscrição privada de ações pela BNDESPar, braço de participações do BNDES.
Das empresas da OSI que passaram ao controle da Marfrig, a mais importante do ponto de vista da expansão internacional do grupo brasileiro é a Moy Park. Trata-se da quarta maior empresa de seu segmento na Irlanda do Norte, com plantas nesse país, na Inglaterra, na França e na Holanda. Segundo a Marfrig, a Moy Park é verticalizada e produz industrializados de frango in natura e de valor agregado.
"A transação que concluímos hoje [ontem] permite alcançar maior escala e vantagem competitiva em um mercado global em constante desenvolvimento", destacou Marcos Molina, presidente do grupo Marfrig, em comunicado. Sob o guarda-chuva da Moy Park estão as empresas Kitchen Range Foods, que produz e distribui produtos alimentícios no Reino Unido, e Albert Van Zoonen, com foco na produção e distribuição de produtos congelados de valor agregado na Holanda.
No Brasil, as empresas adquiridas pela Marfrig junto à americana OSI são a Braslo Produtos de Carnes, que fornece produtos derivados de carnes bovina e de aves para redes de fast food, a Penasul Alimentos, que produz industrializados de frango e suínos, e a Agrofrango Indústria e Comércio de Alimentos, que abate aves. A Penasul é dona da marca Pena Brasil, mais conhecida no Sul do país.
A partir dessa presença no mercado de carnes em geral, a Marfrig faturou R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre do ano. O balanço do terceiro trimestre será divulgado no próximo dia 12.