Redação (30/10/2008)- Sadia S.A. chega ao fim do terceiro trimestre com crescimento em suas receitas e bom desempenho operacional, resultados que levaram a Companhia a consolidar seu plano de investimentos neste ano, que totalizará R$ 1,6 bilhão, o maior da história da empresa. No trimestre, a Companhia teve uma receita líquida de R$ 2,8 bilhões, o que representa um aumento de 29,7% na comparação com igual período de 2007. O faturamento foi de R$ 3,2 bilhões e teve um incremento de 28,3% entre julho e setembro. A empresa abriu 3,8 mil novas vagas, totalizando 8 mil novos postos de trabalho entre janeiro e setembro. Até o final do ano, serão contratadas mais 1.500 pessoas, o que levará o seu quadro de funcionários para 63 mil.
Nos nove primeiros meses do ano, a empresa teve uma receita líquida de R$ 7,7 bilhões, montante 26,4% superior ao registrado em igual período de 2007, e faturamento de R$ 8,67 bilhões, o que representa um aumento de 25,2%. No período, as vendas físicas tiveram um crescimento de 11,3%, chegando a 1,7 milhão de toneladas.
O Ebitda atingiu R$ 272,3 milhões no trimestre, com margem de 9,8%. De janeiro a setembro, o Ebitda acumulado é de R$ 820,7 milhões, valor 11,8% maior do que o verificado no ano passado e que corresponde a uma margem de 10,7%, muito próxima ao guidance da companhia para 2008. Impactada pelas perdas financeiras anunciadas recentemente, a Sadia registrou prejuízo líquido de R$ 777,4 milhões no 3T08 e de R$ 442,6 milhões no acumulado de janeiro a setembro.
O segmento de industrializados, mais uma vez, foi um dos que mais contribuiu para o aumento da receita da Companhia no trimestre. As vendas tiveram um ritmo de crescimento forte nos mercados interno e externo entre julho e setembro. O segmento cresceu 34,2% em volume e 73,7% em receita no mercado externo. Nas vendas para o mercado interno, o crescimento foi de 18,2% em volume e 30,3% em receita. O preço médio dos industrializados cresceu 12,1% no 3T08.
Mercado Interno
As vendas no mercado brasileiro continuaram firmes, crescendo 18,5% no trimestre e 13,3% no acumulado de nove meses, na comparação com 2007. O aumento da receita foi ainda melhor: totalizou R$ 1,7 bilhão no trimestre e R$ 4,6 bilhões no acumulado do ano, o que representa um incremento de 29,2% e 24,2%, respectivamente.
Responsável por 81% da receita do mercado interno, o segmento de industrializados apresentou forte crescimento no trimestre, resultado do aumento de renda da população e da preferência dos consumidores. O volume de vendas cresceu 18,2% no 3T08 e 14,1% nos 9M08. A receita do segmento subiu 30,3% no trimestre e 25,4% nos nove primeiros meses do ano. O resultado deve-se também ao aumento do preço médio dos produtos, de 10,4% no trimestre.
O segmento de aves também teve aumento no volume (13,8%) e na receita (30,6%) no trimestre. Nos 9M08, as vendas caíram 1,5% em volume e a receita aumentou 10,5%. O aumento nos preços médios (42,5%) também impulsionou a receita da venda de suínos no mercado interno. A receita do segmento cresceu 77,9% no 3T08 e 53,5% nos 9M08 e teve um incremento de 25% e 12,9%, respectivamente, em volume. No segmento de bovinos, as vendas cresceram 62,6% no 3T08 e 136,9% nos 9M08. Já a receita do segmento teve aumentos de, respectivamente, 56,4% e 127,2%.
Mercado Externo
As vendas no mercado externo cresceram 14,2% em volume e 27,3% em receita, que somou R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre de 2008. Levando em conta o período de janeiro a setembro, o crescimento foi de 9,5% em volume e de 26,3% em receita, totalizando R$ 4,08 bilhões. O segmento de industrializados para o exterior teve expressivo crescimento no 3T08. O aumento foi de 34,2% em volume e de 73,7% em receita no período, com destaque para a venda de empanados, assados e grelhados. De janeiro a setembro, as exportações cresceram 20,2% em volume e de 42,8% em receita, na comparação 2007.
Já o setor de aves, responsável por 73,8% da receita da Sadia com exportações, cresceu 17,3% em volume e 31,9% em receita no 3T08. Nos nove primeiros meses do ano, a receita aumentou 32,9%, enquanto volume teve alta de 12,9%.
A receita com vendas de suínos para o mercado externo aumentaram 15,9% no trimestre e 13,5% no acumulado de janeiro a setembro, apesar das quedas respectivas de 20,8% e de 10,8% nos volumes, fruto de redirecionamento desta proteína para a produção de produtos industrializados. O segmento de bovinos, por sua vez, teve reduções de 22,5% em volume e de 10,3% em receita no trimestre, enquanto no acumulado de janeiro a setembro as quedas são de 29% em volume e de 19,1% em receita.