Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biotecnologia vai muito além dos transgênicos, diz pesquisador

<p>A biotecnologia tem amplas aplicações como o uso de marcadores moleculares para a seleção de plantas em programa de melhoramento genético, além do uso da cultura de tecidos na aceleração da obtenção de linhagens, etc.</p>

Redação (08/10/2008)- “Biotecnologia não é só transgenia”. Este é o tema de palestra que o coordenador de Biotecnologia da Coodetec Ivan Schuster estará proferindo no dia 1º de novembro, em Curitiba (PR), como convidado dos organizadores da feira AnB -Agronegócio Brasil-, no Expo Unimed, de Curitiba.

Doutor em genética e melhoramento de plantas, Ivan lidera um dos mais amplos programas de Biotecnologia desenvolvidos pela iniciativa privada no País. Com centros de pesquisa em Cascavel e Palotina, no Paraná, Rio Verde, Goiás e Primavera do Leste em Mato Grosso, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola -Coodetec- detém um dos maiores bancos de germoplasma do País.

Seu Núcleo de Biotecnologia é integrado por laboratórios de purificação de DNA, marcadores moleculares, genômica, cultura de tecidos e laboratório de análises de constituintes das sementes.

Ferramenta de trabalho

Segundo Ivan Schuster, é um equívoco achar que biotecnologia se resume à transgenia. “De fato, a obtenção de plantas transgênicas é apenas uma das faces de nosso programa, onde a biotecnologia, tem amplas aplicações, como o uso de marcadores moleculares para a seleção de plantas em programa de melhoramento genético, certificação de pureza varietal, mapeamento genético de plantas, além do uso da cultura de tecidos na aceleração da obtenção de linhagens, entre outras”, observa.

Em sua visão, a obtenção de plantas transgênicas é parte de um complexo trabalho, “onde a biotecnologia se insere como uma ferramenta para agilizar o alcance do objetivo final da pesquisa, que é a obtenção, no menor espaço de tempo possível e com toda a segurança, de cultivares e híbridos com maior potencial produtivo, maior resistência e melhor adaptadas às condições de cada região”.

Presença na Feira

Além de participar do calendário de discussões técnicas da AnB, que acontece de 29 de outubro a primeiro de novembro, em Curitiba, a Coodetec também confirmou presença em amostra paralela, onde serão apresentadas soluções sustentáveis para o Agronegócio.

O AnB -Agronegócio Brasil- é um evento para aproximar a comunidade científica, tecnológica, profissionais da agronomia, empresariado rural e urbano, com a finalidade de estimular a geração e realização de negócios por meio de uma feira para exposições e três eventos paralelos de cunho técnico científico. As informações são da assessoria de imprensa da Coodetec.