Redação (03/10/2008)- O Ministério de Agricultura da Rússia deu novo ânimo aos avicultores da Turquia. Em novembro, inspetores russos serão enviados ao país para decidir se aprovam a importação de produtos avícolas turcos.
Recentemente a Rússia parou de comprar produtos avícolas dos EUA, o seu principal fornecedor, devido ao conflito na Geórgia, gerando uma oportunidade para os exportadores turcos.
Os exportadores avícolas da Turquia têm sofrido muito devido a sanções impostas pela União Europeia. O país cessou as importações de carne vermelha provenientes da UE com o aparecimento da doença da vaca louca, e em contrapartida, a UE deixou de comprar todas as carnes e produtos lácteos provenientes da Turquia. Os Turcos dizem que a UE ja aprovou 12 instalações que os russos irão inspecionar.
As sanções da UE sobre a carne de frango da turquia ainda estão em vigor e só serão revogadas se a Turquia concordar com a retomada da importação de carne vermelha. Os exportadores turcos acham que isso é injusto.
Atualmente, a Turquia exporta produtos avícolas principalmente para repúblicas turcomanas, os estados dos Balcãs e Oriente Médio.