Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Silas diz que é possível incorporar 100 milhões de ha à agricultura

<p>Objetivo, com possível incorporação, é o crescimento da produção de carnes e alimentos.</p>

Redação (02/10/2008)- O ministro interino da Agricultura, Silas Brasileiro, estimou hoje que 46 milhões de hectares são ocupados com atividade agrícola no País. A pecuária, de acordo com ele, ocupa outros 212 milhões de hectares. O rebanho brasileiro é de 180 milhões de cabeças. Para o ministro interino, é possível recuperar 100 milhões de hectares e incorporá-los à atividade agrícola.

O ministro assinou hoje um protocolo de intenções com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para promover a cooperação técnica entre países da África e da América Latina. O documento prevê a formulação de programa estratégico para a recuperação de áreas de pastagens degradadas e a intensificação da produção sustentável em sistemas de integração lavoura-pecuária-silvicultura, especialmente nos biomas da amazônia e cerrados. O assunto também foi tratado durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina.

Na reunião, o professor Sérgio De Zen, responsável por um estudo elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP) lembrou que o desafio é investir recursos públicos e privados em recuperação de pastagens. De acordo com ele, a recuperação de pastagens tem custo anual de R$ 700 por hectare.