Redação (01/10/2008)- O Brasil incluiu 35 novas fazendas na lista de propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia. Com a última atualização feita pela Comunidade Européia, a lista de fazendas conta agora com 364 propriedades certificadas, número duas vezes superior ao registrado no final de agosto. Na última semana do mês passado, o Brasil possuía 180 propriedades cadastradas em apenas cinco Estados. Nos últimos 30 dias, o número de fazendas dobrou e o Brasil conta agora com sete Estados.
De acordo com a última atualização, das 35 novas fazendas, 10 estão localizadas em Minas Gerais, 8 no Rio Grande do Sul, 7 em Mato Grosso, 5 em São Paulo, 4 no Paraná e uma em Goiás. O Estado do Espírito Santo não incluiu mais nenhuma fazenda na lista e segue com 16 propriedades certificadas.
Com a nova lista, Minas Gerais permanece como Estado que possui o maior número de fazendas habilitadas, 184 propriedades e participação de 50,5% do total. Em segundo lugar aparece Goiás, com 63 (17,3%), seguido por Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com 62 e 26 fazendas, respectivamente. Nas três últimas posições estão os Estados do Espírito Santo (16 fazendas), São Paulo (8 fazendas) e Paraná (5 fazendas).